Processo de Produção


A fabricação de um barril envolve uma série de procedimentos altamente técnicos que os tanoeiro passam de geração para geração. Eles combinam habilidade e um olho de especialista com o uso de ferramentas antigas.

Depois de ser cortada, a madeira ela tem que ser secada ao ar livre por um mínimo de três anos, até secar a seiva e eliminar a amargura da madeira. Depois deste período longo, a madeira é formada em ripas. O trabalho do tanoeiro começa então.

Os aros de metal são vestidos nas ripas de madeira. As ripas são umedecidos regularmente. O calor do fogo as faz flexível e emite o cheiro de frescor como se estivesse assando pão (a intensidade do processo ardente tem uma grande influência no aroma da bebida descançada no tonél).

Durante o aquecimento, um arame é colocado ao redor da base do barril é apertado para reunir os aduela progressivamente e os une finalmente sem necessidade por cola ou pregos.

Uma vez os toques finais terminando são completados.O barril é passado por um teste. É vertida água fervente no barril novo para ter certeza não há nenhum vazamento.


VOLTAR